Pular para o conteúdo principal

O Humor do Ceará

Chico Anysio

Chico Anysio

Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, em arte CHICO ANYSIO, começou na Rádio Guanabara do Rio de Janeiro, em 1947, exercendo as funções de radio ator, locutor, redator e comentarista esportivo.
Permaneceu no Rádio até 1957 quando passou para a televisão.
Nos 10 anos de rádio produziu (escrevendo e dirigindo) mais de dois mil programas.
Na televisão foi o criador do primeiro programa usando o vídeo - tape, mantendo este programa no ar durante 36 (trinta e seis anos), com o título inicial de “Chico Anysio Show”, mas passando por vários outros títulos:
a) Chico Anysio Especial
b) Chico City
c) Chico em Quadrinhos
d) Estados Anysios de Chico City
e) Chico Total
Todos os títulos tendo o nome Chico.
Escreveu 18 filmes para o cinema de chanchada
Escreveu 12 peças de teatro
Escreveu o screen play de 35 filmes para os Estados Unidos
Escreveu a letra de duas centenas de músicas
Apresentou 17 shows de teatro pelo pais, no estilo do “stand up”, tendo neste tipo de trabalho feito mais de dez mil apresentações.
Pintou e vendeu mais de 3.000 (três mil) quadros, inicialmente no estilo “casario” e depois e principalmente, no estilo “marinha”, terminando por também pintar paisagens. Depois dedica-se à pintura no estilo “fauve” além de participar de três shows de humor que se revezam:
a) Eu conto, vocês cantam – trabalho solo
b) Tal pai, tal filho – show onde divide a cena com seu filho André Lucas
c) Chico.Tom – show que faz juntamente com Tom Cavalcante
Escreveu 19 livros e tem (prontos) 16 livros de piadas (as melhores que apresentou nos seus shows de teatro) um romance, um livro de poesias e 4 de contos.





Renato Aragão

Renato Aragão

Nasceu Antônio Renato Aragão em 13 de janeiro de 1935 na cidade de Sobral, Ceará. Filho do escritor sobralense Paulo Ximenes Aragão e Dinorá Lins. O Primário, Ginásio e Colegial foram concluídos em Fortaleza.

Formado Oficial do Exército - 2º Tenente de Infantaria - formado pelo CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva). em 1955 e Advogado pela Universidade Estadual do Ceará em 1961.

Ainda estudante de Direito, em 05/09/1958, enquanto voltava de Recife para Fortaleza, Renato era um dos passageiros a bordo do avião Curtiss C-46 Commando, prefixo PP-LDX, do Lóide Aéreo Nacional, que caiu na região do Serrotão, próximo ao Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB). Ele e um amigo sobreviveram ajudando outros sobreviventes até a chegada dos socorristas, que abriram caminho na mata com facões para chegar ao local da queda. Renato e o amigo andaram até uma cidade próxima onde souberam que haviam sido dados como mortos, pelo rádio. A muito custo conseguiram voltar para Fortaleza.

Recebeu o Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro conferido pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro em 1980. Título de Personalidade Ilustre do Estado do Rio de Janeiro concedido pela Câmara Municipal do Estado do Rio de Janeiro por relevantes serviços prestados à população em 1982.

Representante Especial da UNICEF para as crianças brasileiras - Embaixador da UNICEF - título concedido pelas Organizações das Nações Unidas em 1991 (até a presente data).
Condecorado pelo Chanceler da Ordem do Rio Branco - admissão na ordem de oficial - título concedido pelo ministério das Relações Exteriores em 1994.
Condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Educativo - no grau de oficial - por indicação do Ministério da Educação e do Desportos em 1994.
Título de Cidadão Paulistano concedido pela Câmara Municipal de São Paulo em 1995.


Renato Aragão

Tom Cavalcante

Iniciou sua carreira no Ceará como revisor de textos e locutor de rádio, depois, curiosamente, tendo apresentado o telejornal local da afiliada da Rede Globo, em meados da década de 1980, mantendo uma carreira paralela de humorista.

Em 1989 começa a participar do Chico Anysio Show, programa de Chico Anysio na Rede Globo. Com o final deste, passa a participar de outro programa de Chico: a Escolinha do Professor Raimundo, exibida de 1990 a 1995, vivendo o João Canabrava, personagem criado por ele mesmo.

Em 1996, Daniel Filho o convida para participar do Sai de Baixo, vivendo o porteiro Ribamar. Depois de desentendimentos com outros atores do elenco e roteiristas do programa, Tom se retira do elenco do Sai de Baixo em maio de 1999 (o programa só sairia do ar em março de 2002).

Em 2000, ganha seu programa solo, o Megatom, exibido nas tardes de domingo. O programa sai do ar no mesmo ano. Tom Cavalcante passa a fazer parte do elenco do Zorra Total, sempre esperando retomar seu programa.

Assediado pela Rede Record desde 1999, quando da sua saída do Sai de Baixo, em maio de 2004 Cavalcante aceita o convite da emissora e estréia o Show do Tom, programa diário exibido no horário da noite, uma mistura do que era o Megatom com programas de auditório como o de Gilberto Barros, mas desta vez com grande sucesso, através de quadros como a paródia do "reality show" O Aprendiz, denominada O Infeliz.

Tom Cavalcante substituiu Xuxa por 1 dia durante sua licença maternidade no planeta Xuxa no qual apresentou seus vários personagens e imitações.


Renato Aragão

Meirinha

Nasceu Karla Karenina, em Fortaleza, capital do estado de ceará, em 1968.

Desde menina, Karla interessou-se por arte e fez vários cursos. Fez 10 anos de aula de dança, praticou ioga, foi secretária, vocalista, terapeuta, tendo se formado como técnica de regressão, com o psicólogo junguiano Dr Roger Woolger, fez a DMP- Deep Memory Process-Processo de Memória Profunda, fez karatê,dança flamenga. Além disso é poetisa, cantora, mãe de dois filhos e dedicante de causas sociais.

E é atriz. Seu nome está sempre relacionado à causas humanitárias. Ela é ligada ao IPREDE - Instituto de Prevenção à Desnutrição e à Excepcionalidade, que é uma entidade filantrópica, que atende crianças carentes. Karla já foi sua vice-presidente e hoje é embaixadora.

É ainda voluntária do MORHAN - Movimento pela reintegração das pessoas que têm hansenìase.

Televisão:

Em 1992, Karla Karenina teve um programa próprio, na TV Educativa do Ceará. Daí foi convidada por Amaury Junior e passou a fazer parte do programa ”Flash”.

Depois participou do programa da Xuxa e de outros. Fez parte também da “Escolinha do Professor Raimundo”, de Chico Anysio.

Foi Ciro Gomes, que era seu fã, quem a apresentou ao comediante famoso em todo o Brasil. E assim a “Meirinha”, nome do personagem de Karla, ganhou seu lugar naquele programa , líder de audiência nacional, por muitos anos.

Karla também fez o programa: “Chico Total”. Passou depois para o SBT, e fez o programa: “Topa Tudo Por Dinheiro”. Fez ainda o programa: “Tempo de Alegria”,apresentado por Celso Pertioli. Fez ainda na Globo, parte da novela: “Andando nas Nuvens”.

Em 2010, voltou à televisão, no programa: “Show do Tom”, na TV Record. E fez, na Rede Globo, a novela: “Morde e Assopra”, em 2010 a 2011.

Livros:

Além de atriz e humorista, Karla é também escritora. Lançou seu livro de poemas; “Era uma Vez”.

Cinema:

Karla fez os filmes:
“Onde Anda Você?”;
”Cada um Com Seus Problemas” (um curta-metragem);
“Cine Holyude”.

Dona de muitos talentos, Karla Karenina já tem mais de 20 anos de carreira, e sempre com sucesso e alegria.



Falcão

Falcão

Nasceu Marcondes Falcão Maia, no município cearense de Pereiro, no dia 16 de setembro de 1957, numa manhã clara de lua - era "casamento da raposa".

Contam que do ventre da mãe, Carminha de Falcão, nasceu o pau, com o corpo desenvolvendo-se ao longo.

Cedo, vocacionado para o inglês, enfrenta musicalmente Waldick Soriano ("I'm not dog no") e benditos do padre Zezinho ("Hold God's hand and go"), sem sequer haver memorizado "Gingle bell" e "Happy birthday to you".

A putaria em Falcão, revela a parteira Lingorina, é devida, aos bons tempos de Pereiro, ao amasiamento com uma jumenta, Lady Fideralina - aliás, o animal serviu de iniciação sexual a todo clã masculino dos Falcão.

De muda para Fortaleza, em meados dos anos 60, Falcão enfrenta a escola pública. Após 15 tentativas, enfronha-se na Faculdade de Arquitetura. É aí que o urbanismo fala alto, voltando-se para a política: quer construir uma nova sociedade, sem aluguel, sem IPTU.

Dos palcos para o ciberespaço, morrendo de se abrir pelos mais de 600 mil discos vendidos, o bregaço abraça a questão política, tomando-lhe de assalto a carteira. E pede:
- Vote em mim e não se preocupe!

Ele intensifica lançamento de partido de sua autoria, sigla de todas as tendências, cuja ideologia está resumida em um único parágrafo - revogando-se as disposições em contrário:
- Todo brasileiro tem o direito à escola e ao chifre, independente de cor, raça ou credo. Dê o devido grau e brau!

Trata-se do Partido dos Cornos e Bregas do Brasil - o PCB do B, de maioria quase-semi-liberal, com amplas possibilidades de arrebanhar, em breve, o segmento Moleque.



Renato Aragão

Rocicleia

É pelo nome de ROSSICLÉA que o Brasil todo conhece a artista cearense que, sem sombra de dúvida, é a Dama do Humor no Brasil. Rossicléa conquistou um público fiel no périplo que fez por programas de TV como Globo Repórter, Jô Soares, Domingão do Faustão, Hebe, Xuxa, Vídeo Show, Domingo Legal (Gugu), Raul Gil, Sem Censura, Globo Esporte, Esporte Espetacular, Luciana Gimenez, Gilberto Barros (Leão), Ratinho e outros, integrou o elenco do Programa Show do Tom na TV Record, e hoje se orgulha de apresentar na afiliada da Band no Ceará - TV Jangadeiro - o programa “Só de H”.

Desde o início, nosso desafio é atender nossos clientes com eficiência e eficácia formando parcerias que conservamos com muito carinho e atenção ao longo do tempo.

Quem a vê, dificilmente esquece. A voz gasguita é a indefectível marca de Valéria Vitoriano, 46 anos, cearense, que quando entra em contato com os holofotes, dá lugar a personagem Rossicléa. A carreira iniciou há 28 anos, em casas especializadas e bares em Fortaleza. De lá para cá não faltaram convites e, consequentemente, ascensão ao mundo artístico. A maneira simples e descontraída com que Rossicléa desenvolve um calhamaço de surpresas é o motivo pelo qual seu show vem lotando teatros, casas de espetáculos, eventos e congressos de várias capitais brasileiras. Com uma média de 4 shows por semana (ano passado foram 205) Rossicléa tem se apresentado com sucesso em cidades como Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Aracaju, Macapá, Belém, Recife, João Pessoa, São Luís, Teresina, Manaus, entre outras. Tal prestígio faz com que a humorista seja sempre requisitada para os eventos de empresas do porte da Volkswagen, Unimed, Skol, Varig, Beach Park, Banco Real, Ford, Vivo, Bosch, Embratel, Petrobras, Sebrae, Moinho M. Dias Branco, Johnson & Johnson. Atualmente ROSSICLÉA é artista exclusiva em Fortaleza da Cervejaria Lupus Bier, onde produz a cena humorística e divide com os grandes nomes do Humor Cearense as noites da capital alencarina.

Uma fanpage com mais de 470.000 fãs, mais de 6.000 apresentações ao longo da carreira só fazem confirmar o talento dessa cearense considerada segundo a Rádio Transamérica (SP) "a mulher mais engraçada do Brasil". O seu show é pontuado por piadas e situações engraçadas que abordam sempre temas e personalidades atuais, mas o destaque fica por conta da sua interação com o público: uma das mais fortes características do espetáculo. Durante o show, Rossicléa recebe bilhetinhos da plateia, tira dúvidas, responde curiosidades, tudo isso com o escracho típico da personagem. Mesmo partindo de um roteiro pré-determinado, a descontração com que os fatos vão se desenrolando e a atmosfera que permeia entre público e personagem faz com que cada espetáculo seja único, a falar pelos espectadores que retornam sempre em uma mesma temporada. O show é uma hora de puro riso e o roteiro também pode ser desenvolvido em feiras e eventos, onde a personagem cresce ainda mais - com o contato direto com o público - atuando como uma "cerimonialista" das mais divertidas, dando o contraponto perfeito para o sucesso do seu evento.

Fonte: Site Oficial da Rocicleia



Tiririca

Tiririca

Francisco Everardo Oliveira Silva, nasceu em Itapipoca, aos 8 anos começou a trabalhar em circo na cidade natal, onde atuava como palhaço e a alcunha de Tiririca o acompanha desde a infância, devido à personalidade muito forte de que gozava. Frase mais famosa: Ora menino, só sendo mesmo menino, menino!
Nesta época, as apresentações de Tiririca em barracas - espécies de pequenos circos - muito comuns no Nordeste, se tornaram cada vez mais constantes. Devido ao grande sucesso alcançado nesses espetáculos, os barraqueiros da região se cotizaram e pagaram as primeiras mil cópias do CD de estréia, que bateu índices recordes de vendagem - mais de 1,5 milhão de cópias, isso graças à exaustiva execução nas rádios da canção de estilo regional nordestino Florentina, no repertório deste. Distribuída inicialmente pelas regiões de Juazeiro do Norte e Pernambuco, pouco tempo depois a música se tornou conhecida nacionalmente. A gravadora Sony Music comprou o disco e o lançou nacionalmente.
Tiririca também bateu recordes de audiência em programas televisivos, que anteriormente pertenciam ao grupo Mamonas Assassinas e outra canção que obteve relevante sucesso foi Eu sou chifrudo.
O primeiro CD também causou muita polêmica, pois continha a canção Veja os cabelos dela, considerada por muitos como racista. Não obstante, os discos foram apreendidos, a execução das canções pelas rádios foi proibida e Tiririca foi processado por racismo. Ao fim, ele acabou sendo absolvido da acusação.
Em 1997, gravou o segundo CD - Tiririca, com destaque para as canções O padroeiro do Ceará, ͍ndia e Ele é corno mas é meu amigo.
Depois de um breve afastamento da mídia motivado por problemas pessoais, ressurge em 1999 com o lançamento do terceiro CD - Dança da Rapadura, lançado pela independente Indie Records. O maior sucesso do disco foi a canção Casado com uma viúva. Outra gravação de Tiririca foi a música "͍ndia", de Cascatinha e Inhana. A grande diferença, porém, é que durante a música inteira Tiririca só cantou a primeira frase da letra original: "͍ndia seus cabelos".
Tiririca e o também humorista Shaolin realizando uma série de espetáculos, no mesmo ano ingressou na Rede Record onde fez parte do elenco fixo do humorístico Escolinha do barulho, abandonando temporariamente a atividade musical. Antes chegou a apresentar um programa infantil, na Rede Manchete. Posteriormente transferiu-se para o SBT, onde tinha um quadro fixo no programa A Praça é Nossa. Lançou o CD Alegria do Forró e retornou à Rede Record onde participa do programa Show do Tom, apresentado pelo também humorista Tom Cavalcante.






Zé Modesto

Zé Modesto

Nasceu João Salviano de Sousa Neto, em Maurití na região do Cariri no Ceará. Ator, Humorista, Mámico. Começou sua carreira no Recife-PE em 1980 com a peça "Nós Precisamos Suar", Onde lhe valeu o Prêmio Ator Revelação. Em 1981 trabalhou como Ator coadjuvante do filme "PABAIBA MULHER MACHO", de TIZUKA YAMASAKI.

Entre l982 e 1984, João Netto estudou múmica com Denise Stoklos em São Paulo e montou cinco espetáculos, viajou pelo País e se apresentou na cidade de Koln (Alemanha).

Em 1992 criou a personagem Zé Modesto. E ganhou um programa na TV Jangadeiro (afiliada ao SBT) "Zé Modesto Fumando numa Quenga".

Em 1993 recebeu o convide de Chico Anysio para integrar no elenco da "Escolinha do Professor Raimundo" na Rede Globo.

Em 1994 apresentou-se em Pompano-Beach, Flórida - EUA.

Em 1996 passou a participou do programa "Chico Total" da Rede Globo. Foi também nesse ano que ele lançou seu lº CD musical. Em 1999 lançou o CD "Piadas & Besteiras do Zé Modesto".

Em 2000 participou do Rodízio de Piadas do Domingão do Faustão na Rede Globo e nesse mesmo ano lançou seu 3º CD "Minha História é uma Piada".

Em 2001 participa do "GLOBO REPÓRTER" Sobre o Riso na Rede Globo.

Participou dos seguintes programas de TV: Jô Soares Onze e Meia, Escolinha do Prof. Raimundo, Chico Total, Vídeo Show, Sem Limite pra Sonhar (programa do Fábio Jr.), Domingão do Faustão, Programa Goulart de Andrade, Flash do Amaury Jr. e Fantástico.



Adamastor Pitarco

Adamastor Pitarco

Nasceu Adaildo, e começou a carreira na década de 1980, usado o nome de Bede do Humor, um apelido de infância. Criou o personagem Adamastor Pitaco “o Lindão" para um programa de televisão do Ceará.

Seu bordão cita que Adamastor "de um lado puxa ao pai e do outro puxa à mãe", em alusão à peruca com cabelo metade liso e metade crespo que Adaildo usa para compôr o personagem.

Passou a ter destaque nacional quando apresentou-se no programa Domingão do Faustão em outubro de 1996, participando posteriormente de A Praça é Nossa durante seis meses, e Planeta Xuxa, a convite de Marlene Mattos, onde teve um quadro de humor, "A Risadinha do Dia", em abril de 1998, exibido durante um ano e nove meses.

No início de outubro de 2008, Adaildo passou por grave problema de saúde, quando teve um aneurisma cerebral e foi internado às pressas no Hospital de Messejana e, de lá, conduzido à Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Antônio Prudente, em Fortaleza. E Após passar por duas cirurgias, deixou a UTI no final do mês.

Em 2009, lançou seu décimo primeiro álbum de músicas e piadas, intitulado Tô Nem Aí - O Ánzimo. Além de piadas e imitações, o personagem Adamastor Pitaco canta uma variedade de melôs, acompanhado sempre de seu violão. Adamastor também é torcedor fanático do Ceará Sporting Club.



Paulo Diógenes

Raimundinha

Paulo DiógenesPaulo Diógenes deu seus primeiros passos no humor ainda quando cursava Comunicação Social na Universidade Federal do Ceará em 1978, entre sua primeira experiência e ao momento em que decidiu largar o emprego de bancário para dedicar-se ao humor, foram quase 10 anos.

Nestes mais de vinte anos de trajetória, Paulo já espalhou o riso em inúmeras casas de show, teatro e nos principais programas da televisão brasileira, também esteve em várias peças de humor, entre elas uma das mais marcantes do humor cearense, "Caviar com Rapadura". Raimundinha (personagem mais marcante), é composta como caricatura da mulher suburbana, que fala alto, usa roupas e maquiagens de cores fortes, mas não se rende e vai sempre à luta, usa sempre sapatos de saltos altíssimos, uma peruca loira gigante e maquiagem exagerada ao extremo, a primeira coisa que diz nos shows é seu "nome completo", composto com pelo menos quatro dos nomes das famílias mais proeminentes de Fortaleza.

Vinte anos depois de aparecer pela primeira vez, Raimundinha ainda é assim e a reação do público aos shows do artista é o mesmo, mesmo que já tenha visto o espetáculo.

Cheio de humor moleque, mas com um final emocionante, na forma de seu número "Sonhos de um Palhaço", que tem como música de fundo a composição de Antônio Marcos de mesmo nome.




Lailtinho Brega

Lailtinho Brega

Lailto nasceu em Fortaleza. Ele é funcionário público durante o dia e um dos ícones do humor pop-brega à noite.
Debochado e irreverente, Lailtinho é cearense como, aliás, todo grande comediante. Foi em Fortaleza que a piada começou. Através de um curso de interpretação, Lailtinho passou a fazer algumas apresentações na mesma cidade, considerada capital do riso pelo número de humoristas.
Lailtinho diz que tira seus motes de assuntos como política e judiciário. Fazer rir nunca é fácil, mas Lailtinho tira de letra. 




Aurineide Camurupim

Aurineide Camurupim

Aurineide CamurupimNasceu Luis Antônio Costa dos Santos. Criador do personagem humorista Aurineide Camurupim, com o qual se apresenta nas casas de shows e teatros de Fortaleza. Sempre foi um admirador dos grandes humoristas do Ceará.
Fã incondicional da Meirinha e da Rossicleia e Raimundinha, sempe sonhou em, um dia, ser como um deles. Sempre irreverente, sempre que estava com os amigos, fechava o tempo e roubava a cena. E foi em meio a essas reuniões que saiu de cena o Luis Antônio e entrou a Aurineide Camurupim.
Um dia, na casa do amigo Jackson Araújo, que é jornalista e produtor de moda, que produziu o personagem para o carnaval da Praia de Iracema (Bandalheira) no ano de 1992. Na Praia de Iracema, a Aurineide foi o maior sucesso.
Foi dado, então, o pontapé inicial ao personagem que, logo mais adiante, estava nos palcos fazendo o público rir. Mesmo com a família não "botando muita fé" nessa ideia de viver de humor, Luis foi em frente e logo se inscreveu para o 1º Festival de Humor de Fortaleza, chamado "A Grande Chance" no Shopping Aldeota. Não venceu o festival, mas não desistiu e participou de outros, como por exemplo, o Festival de Humor do Teatro Bar Chico Anysio. Nesse festival ele ficou entre os três primeiros lugares.
Foi quando foi chamado por Paulo Diógenes, que o convidou para trabalhar com ele, que Luis começou a ver seu sonho se realizar. Agora trabalhava ao lado de um dos maiores humoristas do Ceará.
Aurineide e Raimundinha passaram a apresentar seus shows em diversas casas de espetáculos de Fortaleza e a parceria deu tão certo que eles montaram duas peças de teatro: "Três donzelas em busca da fama" e "Donzelas até certo ponto". Ambas sucesso de público. Com a carreira já firme e consolidada, encenou muitas outras peças como "No Ceará é assim" e "A Frexcura da Maçã"



Alex Nogueira

Alex Nogueira

Fonte: Site Oficial do Artista

Um jovem que encontrava no sorriso e no dom de passar alegria às pessoas o seu sentido de vida. Aos 8 anos de idade este dom já se monstrava presente quando era alvo de brigas entre familiares e amigos para ter sua companhia nas férias escolares, pois o garoto já contava piadas e imitava pessoas e personagens como um verdadeiro profissional.

No colégio, durante sua adolescência, destacava-se comandando um programa de rádio que fazia o maior sucesso durante o recreio, pois ele imitava as vozes dos professores, dos coordenadores, dos alunos e, inclusive, suas respectivas personalidades. O lado profissional do humorista veio aos seus 17 anos, quando o mesmo foi cantar na noite, e alguns amigos e familiares que lá estavam pediam para que cantasse músicas imitando as vozes dos cantores e contasse piadas. Ele percebeu que estava agradando em demasia os presentes e assim começava o seu primeiro show humorístico.

Não demorou muito para surgirem vários convites para apresentações em diversos eventos, dentre eles, a campanha política pelo interior do Estado. As muitas apresentações por diversos locais e platéias de diversas linhas fizeram que o artista, cada vez mais, amadurecesse para saber enfrentar as diversificadas situações de improviso que um show humorístico exige. Seu destaque em shows lhe rendeu um convite para entrar no mercado de propaganda onde fez durante 4 meses a campanha de uma grande empresa no ramo de supermercados local, que apresentava vt's semanais, onde ele, sempre com muito humor, na pele de um personagem criado para o produto, fazia um convite bem humorado para os seus clientes, tendo alcançado rapidamente o reconhecimento do público telespectador para tal campanha (recall).

Com o seu Show, interpretando de cara limpa, intercalado com imitações de personalidades, cantores nacionais e internacionais, contando piadas e causos vividos por personagens criados pelo próprio humorista, foi aí que então lhe rendeu no ano de 1998 o prêmio de humorista revelação do corrente ano, solidificando assim esta carreira promissora. Seu sucesso no vídeo lhe rendeu também um convite para apresentar um programa dominical de sorteio e entretenimento (ao vivo) sendo este um novo desafio facilmente domado pelo talento e carisma do artista com seu público. Devido a sua veia humorística, conseguiu implementar histórias de humor dentro do programa sorteio, tornando assim a maior audiência da TV Cearense.

Além da TV, ele já apresentou também dois programas na rádio FM Brasil Sat (101,7Mhz), no Sábado de 10:00 às 12:00 (Programa Poupa-Show) e no Domingo das 11:00 às 14:00 (programa 7+7 com Luciana Dias e Adriano Bahoud). Em 2003, o artista estréia o seu novo programa ao vivo na televisão cearense (TV Jangadeiro - SBT), com a certeza de mais um grande sucesso de crítica e audiência. O artista já se apresentou em diversos estados brasileiros mostrando sua arte, tais como: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Espirito Santo, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, Paraná, Brasília, Tocantins, Acre, Amapá, Roraima, Pará, Amazonas, Rondônia, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Bahia e etc.

No ano de 2005, o humorista solidificou o seu reconhecimento nacional através do Programa Show do Tom na rede Record de Televisão, ganhando, como prêmio do Festival de Piadas, uma viagem para os E.U.A., onde realizou show's para comunidade brasileira. Devido ao grande sucesso, retornou para mais dez show's nos anos de 2006 e 2007. Em 2008, se apresentou no Programa Domingão do Faustão, na Rede Globo, sendo o primeiro vencedor do quadro “Quem Chega Lá” e recebendo o título de “maior humorista do Brasil” na atualidade. Devido a esse sucesso, ele foi contratado pela Rede Globo, o que serviu para ratificar ainda mais sua carreira nacionalmente e internacionalmente.

No ano de 2015, estreiou o seu novo programa de humor cearense na TV Jangadeiro - Band, exibido às terças e quintas, a partir das 21h40 e aos sábados, às 13h. O programa "Só de H" reune nomes consagrados e revelações do humor cearense. Em uma bancada, estilo telejornal, Alex Nogueira, Rossicléia e Járdeson Cavalvante comentam fatos do nosso dia a dia, unindo um bom texto aos mungangos que vemos e vivemos na rua, na casa da família, no trabalho, na TV e em todo buraco. Reportagens engraçadas, vídeos, esquetes e muito bom humor são os ingredientes do programa.

Com convicção e com bastante humildade para aprender, Alex Nogueira segue o seu rumo em uma carreira que, desde o início, se mostrou vitoriosa. Desta forma, o objetivo maior já foi alcançado: o reconhecimento de seu talento pela midia nacional, e com isto, hoje através de seus show's e apresentações na TV, pode passar, para todas as pessoas, esta mensagem de alegria que vem do sorriso o qual, sem dúvida, é a melhor terapia para a mente e para os nossos corações. 



Augusto Bonequeiro

Augusto Bonequeiro

Augusto César Barreto Oliveira, mais conhecido pelo nome artístico de Augusto Bonequeiro é um artista brasileiro, nascido em Pernambuco e radicado no Ceará.

Ele é especialista na arte do teatro de bonecos, é reconhecido internacionalmente, e muito popular na região nordeste do Brasil, especialmente no Ceará, onde tinha o programa de televisão Botando Boneco (TV Jangadeiro), apresentado por um de seus personagens, que contracenava com a atriz e jornalista Hiramisa Serra. O programa foi exibido entre os anos de 1992 e 2007.

Augusto apresenta também um programa diário no rádio, onde encarna o personagem "Seu Encrenca". Augusto Bonequeiro já fez apresentações em diversos estados, inclusive fazendo parte da Trupe do Humor Cearense, que conta com outros artistas ligados ao humor e de nome nacionalmente reconhecido como Lailtinho Brega, Skolástica e Espanta. 



Skolástica

Skolástica

Fonte: Site Oficial do Artista

SKOLASTICA É SUCESSO EM TODO O BRASIL! O Ceará é um dos maiores berços do humor brasileiro. Nessa terra de nomes famosos e já consagrados, temos outros conhecidos ainda nacionalmente, que começaram a fazer sucesso na região onde começaram atuando, tenso sempre demonstrando que iriam ascender breve, e aconteceu com SKOLÁSTICA.
Nascido em QUIXERAMOBIM, centro geográfico do Ceará, o ator comediante, ANTONIO FERNANDES, desde a época de sua adolescência, já divertia seus colegas de colégio, assim como participava do teatro que geralmente ocorrem nas escolas primarias do interior. Veio para Fortaleza, em 1975, onde teve aulas de teatro, canto e impostação de voz.
Tornou-se profissional do riso desde 1992, quando venceu por unanimidade o PRIMEIRO FESTIVAL DE HUMOR “A GRANDE CHANCE” realizado no SHOPPING ALDEOTA. Logo em seguida em 1994, passou a fazer parte da equipe de humoristas, entre eles, Wellington Muniz (O CEARÁ DO PANICO), o então conhecido JOÃO RUFINO da 95,5 até hoje e o ERY SOARES, participantes do FAUSTÃO no quadro QUEM CHEGA LÁ, na época éramos a maior audiência do rádio cearense. Convidado por CLÉ PETRELLI, da agência petrelli turismo, SKOLÁSTICA apresentou-se a bordo do navio no réveillon de 1995/1996, durante uma viagem de 12 dias, a bordo do navio LLEWARD, quando conheceu os ESTADOS UNIDOS, visitou á Disney, Miamieas, Ilhas do Caribe e até o México. Em 1998 recebeu o troféu “Oscar do Ceará” como humorista de maior destaque. Desde que iniciou sua carreira, o humorista já se apresentou em Vitória, em um festival onde estava Chico Anísio, o papa do humor cearense, o humorista já se apresentou em Recife, Rio Grande do Norte, Mossoró, Acre, Roraima, Belém, Salvador (Costa do Sauipe Risort), Manaus,Goiânia, São Luis e em São Paulo, onde participou mais de dez vezes do SHOW DO TOM (Grande divulgador e incentivador do sucesso do humor cearense). E uma vez no programa da Anna Rickmman, ao lado Raimundinha (PAULO DIÓGENES). Já que estamos falando em programa televisivo, SKOLÁSTICA, participou de programas, como Raul Gil, Ana Maria Braga, Fábio Junior, Repórter Record, Câmera Record, e foi o único humorista cearense a se apresentar no CALDEIRÃO DO HUCK.
SKOLÁSTICA personagem principal de ANTONIO FERNANDES, HÁ 30 ANOS DE CARREIRA, uma perua feia de cara mas chique de tudo, sempre BEM exageradamente, com muita maquiagem e exageradamente bem vestida, como penteados de madame, mas é na verdade uma emergente de Quixeramobim para o estrelato, é casada com um velho de 110 anos “dependendo do viagra”, com ele teve uma filha, á SKOLÁSTICA JÚNIAR, uma garota que só vive nas lan house, e que sabe de coisas que a mãe nem sonha em saber.
Filha de QUIXERAMOBIM, de onde trouxe a sua secretaria do lar, CLOTILDE, que com suas burradas, vive deixando a patroa irritada e beiçuda mai ainda. Ela no palco conta toda a trajetória de sua vida, em todos os ângulos, trazendo para mesclar com o cotidiano da capital FORTALEZA, que recebe turistas o ano todo e dança forró a semana toda, assim adapta seu espetáculo a qualquer lugar que se apresenta, pois o próprio ator e também redator de seus textos criativos, bem humorados e recheado de cômicas, aventuras inspiradas em fatos reais, representados no palco recheados com seu bom humor , inteligência e criativos improvisos, assim é SKOLÁSTICA. Onde insiste em tentar provar que: “HO! ...BICHO PRÁ SOFRER É MULHER FEIA!" 



Otilia e Zuleica

Otilia e Zuleica

Fonte: Matéria de Jornal

O humorista Aluisio Junior é conhecido no País por suas participações, ainda este ano, em programas de exibição nacional, como o Sabadaço e Boa Noite Brasil, de Gilberto Barros, na Band, e Show do Tom, na Rede Record.

Em 2005, estreou a peça Faze-me rir, com os humoristas Zé Modesto e Ciro Santos. Outros espetáculos de sucesso foram Das fraldas de pano a doméstica do ano, com o comediante Dude Torres, e Três donzelas, uma comédia, ao lado de Paulo Diógenes e Dude Torres, e Empregadas do barulho.

Campeão do Festival de Humor de Belo Horizonte, em 2003, Aluisio começou sua carreira no Ceará, onde ficou em primeiro lugar, em 1999, do Festival de Humor de Novos Talentos. Sua passagem para as telas de TV ocorreu logo em seguida, quando foi convidado por uma emissora local, a TV Diário, para fazer um programa de humor chamado “Beco do Riso”. 



Tirulipa

Tirulipa

Everson de Brito Silva, nasceu em Fortaleza, no dia 16 de novembro de 1984. Conhecido pelo nome artístico de Tirullipa (ou Tirulipa) é um humorista e músico cearense de stand up que se influenciou em seu pai, o palhaço Tiririca.

Filho de Francisco Everardo (Tiririca) e Regione Santos nasceu em Fortaleza, no dia 16 de novembro de 1984. Tirullipa pouco tinha contato com seu pai, com três anos de nascido, Tiririca se separou de Regione e saiu Brasil à fora para se apresentar em programas de TV.

Seguiu os passos de humorista, com 10 anos de idade, já imitava seu pai Tiririca, e apresentava com ele espetáculos no circo da família e programas de auditório (nos anos 90, na TV Jangadeiro), onde ele atuava como Tiririca Jr., que com o passar do tempo resolveu não imita-lo, e desenvolver identidade própria. Aos 15 anos fez parte de uma banda de forró, ficando lá até os 23 anos, quando volta ao humor. Ele começou seu trabalho na televisão pela TV Diário, [quando?] ficou lá por 3 anos. Já trabalho com com Tom Cavalcante em seu programa da Rede Record, Show do Tom. Participou também no Domigão do Faustão, no quadro Saco de Risada. Em 18 de dezembro de 2013 é contratado pela Rede Globo, porém suas gravações só iriam ao ar no ano de 2014.

Depois do seu sucesso no Domingão do Faustão, Tirullipa apresenta uma série de espetáculos no Brasil inteiro, nomeada “Enchendo seu Saco de Risada”. O primeiro espetáculo aconteceu em 18 à 19 de dezembro de 2015, em Fortaleza. Com o sucesso, o humorista faz uma nova temporada de seu espetáculo, desta vez em Olinda, em 15 de maio de 2016. 



Espanta

Espanta

David Alves Cunha de Araújo, mais conhecido como David Cunha ou Espanta, nasceu em Mossoró em 18 de novembro de 1957 e faleceu em Assu em 24 de novembro de 2006. Foi eleito pela Globo Sat um dos dois melhores humoristas do Brasil, em 1997, em um concurso com revelações do humor. Vencedor do Segundo Festival de Piadas do Show do Tom, também foi eleito o melhor humorista do Rio Grande do Norte, pela imprensa potiguar. Participou da Escolinha do Professor Raimundo e foi o maior vencedor da Batalha dos Humoristas, quadro do Show do Tom, pois sempre que participou foi o maior pontuador.

No primeiro ano de carreira, em 1991, estreou na tv com o programa Bastinha Proceis, no Rio Grande do Norte, ficando ao ar por 1 ano e 7 meses. Espanta era apontado por muitos humoristas como o melhor intérprete de piadas do Brasil. Dentre esses humoristas, Marilac Futrica (Renê Duarte), Biba (Amadeu Maia) e Aurineide Camurupim (campeã de uma das edições do Festival de Piadas do Show do Tom). Todos esses, cearenses. Espanta era potiguar (RN). Seu personagem mais famoso foi o Pudim de Cana.

Morte:

David Cunha faleceu no auge de sua carreira profissional, dois dias após suas últimas gravações no Show do Tom, da Rede Record, onde assinou contrato e seria personagem definitivo do programa. Foi vítima de um acidente de carro, por volta das 17:00, a 40 quilômetros de Mossoró. Faria um show em Mossoró, à noite. Faleceu seis dias após completar 49 anos de idade. Três dias após seu primeiro show, realizado em Natal, foi entrevistado por Jô Soares. Pôs o humorista Nairon Barreto, o famoso Zé Lezin, pra abrir seus shows em Natal. David Cunha produziu, antes, cerca de 26 shows do Zé Lezin. A última temporada vespertina da Escolinha do Professor Raimundo, de Chico Anysio, contou com a presença do bêbado Mário Manguaça (o Pudim de Cana). Foi por indicação de David Cunha que o Zé Lezin chegou à Escolinha.

David Cunha interpretando o "Espanta" fazia a maioria das suas apresentações no Ceará (estado onde morava) e no Rio Grande do Norte, mas em 2006, vinha fazendo uma média de quase um show por semana em São Paulo (capital) e faleceu antes de poder realizar os shows já agendados em capitais como Recife e Belo Horizonte. Em todo o país, ficou muito mais famoso após a sua morte. No nordeste, norte e centro-oeste por causa de um vídeo pirata filmado no Centro de Convenções de Recife, num show fechado aos funcionários de uma empresa; e no restante do Brasil, devido aos seu vídeos no youtube e também a dvd´s piratas. 



fonte:www.cearacultural.com.br


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renato Aragão(Didi)

Renato Aragão Nasceu Antônio Renato Aragão em 13 de janeiro de 1935 na cidade de Sobral, Ceará. Filho do escritor sobralense Paulo Ximenes Aragão e Dinorá Lins. O Primário, Ginásio e Colegial foram concluídos em Fortaleza. Formado Oficial do Exército - 2º Tenente de Infantaria - formado pelo CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva ). em 1955 e Advogado pela Universidade Estadual do Ceará em 1961. Ainda estudante de Direito, em 05/09/1958, enquanto voltava de Recife para Fortaleza, Renato era um dos passageiros a bordo do avião Curtiss C-46 Commando, prefixo PP-LDX, do Lóide Aéreo Nacional, que caiu na região do Serrotão, próximo ao Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB). Ele e um amigo sobreviveram ajudando outros sobreviventes até a chegada dos socorristas, que abriram caminho na mata com facões para chegar ao local da queda. Renato e o amigo andaram até uma cidade próxima onde souberam que haviam

Dom Hélder Câmara

Dom Hélder Câmara Nasceu Hélder Pessoa Câmara , na cidade de Fortaleza, Brasil, no dia 07 de fevereiro de 1909. A sua família era simples e católica, seus pais tiveram treze filhos e ele era o décimo-primeiro. Sua vocação religiosa despontou na tenra idade, por influência da Escola dos Padres Lazaristas de Fortaleza, também conhecida como o Seminário da Prainha de São José. Aos catorze anos de idade ingressou naquele seminário, onde estudou filosofia e teologia. Foi tão brilhante, que a Santa Sé, autorizou sua ordenação sacerdotal, em 1931. No dia da Assunção de Nossa Senhora, Hélder foi consagrado sacerdote e celebrou sua primeira missa no dia seguinte, com apenas vinte e dois anos de idade. Logo foi nomeado diretor do Departamento de Educação do Estado do Ceará. Cinco anos depois, foi transferido para o Rio de Janeiro, onde morou e trabalhou por vinte e oito anos. Em 1952, o Conselho Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, o eleg