Pular para o conteúdo principal

Renato Aragão(Didi)

Renato Aragão

Renato Aragão

Nasceu Antônio Renato Aragão em 13 de janeiro de 1935 na cidade de Sobral, Ceará. Filho do escritor sobralense Paulo Ximenes Aragão e Dinorá Lins. O Primário, Ginásio e Colegial foram concluídos em Fortaleza.

Formado Oficial do Exército - 2º Tenente de Infantaria - formado pelo CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva). em 1955 e Advogado pela Universidade Estadual do Ceará em 1961.

Ainda estudante de Direito, em 05/09/1958, enquanto voltava de Recife para Fortaleza, Renato era um dos passageiros a bordo do avião Curtiss C-46 Commando, prefixo PP-LDX, do Lóide Aéreo Nacional, que caiu na região do Serrotão, próximo ao Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB). Ele e um amigo sobreviveram ajudando outros sobreviventes até a chegada dos socorristas, que abriram caminho na mata com facões para chegar ao local da queda. Renato e o amigo andaram até uma cidade próxima onde souberam que haviam sido dados como mortos, pelo rádio. A muito custo conseguiram voltar para Fortaleza.

Recebeu o Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro conferido pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro em 1980. Título de Personalidade Ilustre do Estado do Rio de Janeiro concedido pela Câmara Municipal do Estado do Rio de Janeiro por relevantes serviços prestados à população em 1982.

Representante Especial da UNICEF para as crianças brasileiras - Embaixador da UNICEF - título concedido pelas Organizações das Nações Unidas em 1991 (até a presente data).
Condecorado pelo Chanceler da Ordem do Rio Branco - admissão na ordem de oficial - título concedido pelo ministério das Relações Exteriores em 1994.
Condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Educativo - no grau de oficial - por indicação do Ministério da Educação e do Desportos em 1994.
Título de Cidadão Paulistano concedido pela Câmara Municipal de São Paulo em 1995.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Humor do Ceará

Chico Anysio Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho , em arte CHICO ANYSIO, começou na Rádio Guanabara do Rio de Janeiro, em 1947, exercendo as funções de radio ator, locutor, redator e comentarista esportivo. Permaneceu no Rádio até 1957 quando passou para a televisão . Nos 10 anos de rádio produziu (escrevendo e dirigindo) mais de dois mil programas. Na televisão foi o criador do primeiro programa usando o vídeo - tape, mantendo este programa no ar durante 36 (trinta e seis anos), com o título inicial de “Chico Anysio Show”, mas passando por vários outros títulos: a) Chico Anysio Especial b) Chico City c) Chico em Quadrinhos d) Estados Anysios de Chico City e) Chico Total Todos os títulos tendo o nome Chico.

Dom Hélder Câmara

Dom Hélder Câmara Nasceu Hélder Pessoa Câmara , na cidade de Fortaleza, Brasil, no dia 07 de fevereiro de 1909. A sua família era simples e católica, seus pais tiveram treze filhos e ele era o décimo-primeiro. Sua vocação religiosa despontou na tenra idade, por influência da Escola dos Padres Lazaristas de Fortaleza, também conhecida como o Seminário da Prainha de São José. Aos catorze anos de idade ingressou naquele seminário, onde estudou filosofia e teologia. Foi tão brilhante, que a Santa Sé, autorizou sua ordenação sacerdotal, em 1931. No dia da Assunção de Nossa Senhora, Hélder foi consagrado sacerdote e celebrou sua primeira missa no dia seguinte, com apenas vinte e dois anos de idade. Logo foi nomeado diretor do Departamento de Educação do Estado do Ceará. Cinco anos depois, foi transferido para o Rio de Janeiro, onde morou e trabalhou por vinte e oito anos. Em 1952, o Conselho Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, o eleg