Pular para o conteúdo principal

Euroville: um pedaço da Europa no Sertão do Ceará


Euroville: um pedaço da Europa no Sertão do Ceará

Imagina encontrar réplicas de edificações da Itália, França, Espanha ou Grécia em plena caatinga do Ceará? Uma família construiu um tesouro de casas na região Sul do estado

Por Roberta Tavares em Ceará

Um pedacinho da Europa está bem no meio do Sertão do Ceará, mais precisamente em Santana do Cariri, no distrito de Araponga, a 559 quilômetros de Fortaleza. Um professor aposentado de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Pereira, de 65 anos, criou – com a ajuda dos irmãos – a Euroville, um conjunto de casas com estilo arquitetônico europeu em plena região Sul do estado.

Dá para acreditar que existe um pouco da Europa no interior do Ceará?

 (FOTO: Manoel Neto)
No terreno, existem edificações com estilo inglês do período vitoriano, italiano da região alpina, grego, suíço, castelo português projetado para batalhas, casa medieval francesa e prédio espanhol com arte inspirada no famoso arquiteto castelão Antoni Gaudí.
Há até réplica da Torre Eiffel, de Paris, com 10% do tamanho original; anfiteatro grego; lago artificial; moinho de vento; capela em estilo barroco europeu e cabine telefônica de Londres. O jardim é um dos espaços de maior beleza e sutileza, com plantas do continente europeu cultivadas pelo proprietário. A grama é francesa, as rosas vermelhas são gregas.

Veja imagens da Euroville:


 


 (FOTO: Divulgação)
As construções não representam exemplo de arquitetura contemporânea, mas a evolução da arquitetura europeia ao longo do tempo. Elas prezam pela fidelidade às edificações originais, com detalhes internos que também lembram a Europa, inclusive com portas de madeiras arcaicas, cuja elegância só pode ser percebida no conjunto da obra. A única construção brasileira que pode ser encontrada na Euroville é a réplica da capela de São Francisco, cuja original fica em Ouro Preto, em Minas Gerais.
Cartão-postal
Segundo o professor aposentado, o irmão mais novo – conhecido como Francimar – estudou na Europa, formou-se urbanista e propôs que fossem construídas casas para cada um dos irmãos nas terras da família. Que tal fazer réplicas europeias de edificações consideradas cartões-postais, já que cada membro da família conhece o continente? José Pereira, por exemplo, visitou 17 países. Foi a partir daí que a Euroville deu os primeiros passos, completando em 2014 oito anos de existência.
A ideia, a princípio, era construir as edificações com a finalidade de servir como moradias para os irmãos. “A família cresceu e pensamos em fazer algo na fazenda dos nossos pais para funcionar como ponto de apoio durante as férias, já que não morávamos em Santana do Cariri”, explica José Pereira. “Muito cedo fomos para Fortaleza, mas nossos pais continuaram aqui e, por isso, ficávamos visitando”, completa.
Turismo
Com a morte de Francimar, José Pereira assumiu a responsabilidade de manter as edificações. Dos sete irmãos, apenas ele mora na fazenda, na casa inglesa, há seis anos, com a esposa e os filhos. Entretanto, o que deveria ser apenas um espaço para reunir a família em ocasiões especiais, tornou-se referência para a região, pelo inusitado e pela perfeição das construções.
Pereira revela que não houve divulgação da família sobre a existência da Euroville, mas a notícia se espalhou e agora, constantemente, o aposentado têm de dar entrevistas e receber moradores da região e turistas, que visitam o espaço como forma de tentar encontrar um pouco da Europa, no meio do Sertão do Ceará.
“Cada construção é uma moradia completa, são como pequenos apartamentos, com cerca de 60 m² cada. Não é um empreendimento comercial. Eu abro para visitação praticamente todos os dias, mas é preciso ligar para agendar, porque nem sempre estou em casa”, explica com muito bom humor.
De acordo com Pereira, a frequência de visitas é grande. No ano passado, em média, 10 mil pessoas conheceram a vila europeia. Por ser tão bonita e diferente de tudo o que é visto no Ceará, a Euroville funciona como paisagem para books de concludentes de faculdade, de aniversário de 15 anos e até de casamento, como conta o professor. “Eles usam como cenário, é o que a gente pode oferecer”, brinca.

fonte:http://tribunadoceara.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renato Aragão(Didi)

Renato Aragão Nasceu Antônio Renato Aragão em 13 de janeiro de 1935 na cidade de Sobral, Ceará. Filho do escritor sobralense Paulo Ximenes Aragão e Dinorá Lins. O Primário, Ginásio e Colegial foram concluídos em Fortaleza. Formado Oficial do Exército - 2º Tenente de Infantaria - formado pelo CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva ). em 1955 e Advogado pela Universidade Estadual do Ceará em 1961. Ainda estudante de Direito, em 05/09/1958, enquanto voltava de Recife para Fortaleza, Renato era um dos passageiros a bordo do avião Curtiss C-46 Commando, prefixo PP-LDX, do Lóide Aéreo Nacional, que caiu na região do Serrotão, próximo ao Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB). Ele e um amigo sobreviveram ajudando outros sobreviventes até a chegada dos socorristas, que abriram caminho na mata com facões para chegar ao local da queda. Renato e o amigo andaram até uma cidade próxima onde souberam que haviam

O Humor do Ceará

Chico Anysio Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho , em arte CHICO ANYSIO, começou na Rádio Guanabara do Rio de Janeiro, em 1947, exercendo as funções de radio ator, locutor, redator e comentarista esportivo. Permaneceu no Rádio até 1957 quando passou para a televisão . Nos 10 anos de rádio produziu (escrevendo e dirigindo) mais de dois mil programas. Na televisão foi o criador do primeiro programa usando o vídeo - tape, mantendo este programa no ar durante 36 (trinta e seis anos), com o título inicial de “Chico Anysio Show”, mas passando por vários outros títulos: a) Chico Anysio Especial b) Chico City c) Chico em Quadrinhos d) Estados Anysios de Chico City e) Chico Total Todos os títulos tendo o nome Chico.

Dom Hélder Câmara

Dom Hélder Câmara Nasceu Hélder Pessoa Câmara , na cidade de Fortaleza, Brasil, no dia 07 de fevereiro de 1909. A sua família era simples e católica, seus pais tiveram treze filhos e ele era o décimo-primeiro. Sua vocação religiosa despontou na tenra idade, por influência da Escola dos Padres Lazaristas de Fortaleza, também conhecida como o Seminário da Prainha de São José. Aos catorze anos de idade ingressou naquele seminário, onde estudou filosofia e teologia. Foi tão brilhante, que a Santa Sé, autorizou sua ordenação sacerdotal, em 1931. No dia da Assunção de Nossa Senhora, Hélder foi consagrado sacerdote e celebrou sua primeira missa no dia seguinte, com apenas vinte e dois anos de idade. Logo foi nomeado diretor do Departamento de Educação do Estado do Ceará. Cinco anos depois, foi transferido para o Rio de Janeiro, onde morou e trabalhou por vinte e oito anos. Em 1952, o Conselho Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, o eleg