Pular para o conteúdo principal

HISTÓRIA DE JARDIM-CE



 Jardim-CE


Jardim faz parte do estado do Ceará. Encontra-se na Região Metropolitana do Cariri.
O Município de Jardim era conhecido como Barra do Jardim e Santo Antonio do Jardim, uma antiga região indígena e, logo depois, palco de memoráveis acontecimentos históricos. As origens do Município de Jardim são remontadas desde o século XVIII, tendo como referência o fazendeiro Bento Moreira, casado com D. Sebastiana de Oliveira onde moravam no sítio chamado de corrente de Ramalho. Havia outro colono, pobre e consequentemente sem identificação no sítio cabeça do negro. Sua localização foi bastante isolada, de modo que somente por ocasião das grandes estiagens atrairia maiores investidores. Com a grande seca de 1791 á 1793, chegou a Jardim o primeiro imigrante Padre João Bandeira de Melo, vindo de flores acompanhado de índios e negros onde catequizava os pajeús. Era um homem muito valente e o que fez pela primeira vez foi promover o plantio de alguns cereais e edificar uma casa de barro, no local em que existe a residência do Padre Antônio Manuel de Sousa, que ainda hoje é conservada como monumento histórico. Logo em seguida ele construiu uma capela para Bom Jesus, que assim atraiu para grande número de pessoas, e suas casas foram se agrupando junto à capela. Oito anos depois, o fundador de Jardim dirigiu-se para Piancó, na Paraíba, seguindo rumo ao Piauí, passando em Porteiras, em cuja capela celebrou uma missa no dia 6 de janeiro de 1821. Em 1799, o povoado recebeu a visita de Frei Vital de Frascarolo. Sua passagem ficou perpetuada num cruzeiro por ele erguido, no dia 29 de junho à frente da capela, onde foi transplantado no centro do Cemitério de São Migue e hoje está á frente da Matriz Santo Antônio de Jardim. Em 30 de agosto de 1814, o território foi desmembrado de Crato, quando passou a denominar-se Vila de Santo Antonio do Jardim. Deve-se sua evolução à categoria de vila, à grande rivalidade entre João Pereira Filgueiras, futuro capitão-mor do Crato, e o sargento-mor José Alexandre Corrêa Arnaud, descendente do povoador de Missão Velha, que saindo da cadeia do Icó, em 1812, conseguiu do Regente Imperial, pessoalmente, a criação do município e sua nomeação para o cargo de capitão-mor da nova vila. A emancipação política do município ocorreu em 3 de janeiro de 1816, onde, infelizmente não pÔde comparecer o capitão-mor José Arnaud, por ter falecido no seu regresso do Rio de Janeiro. Com seu falecimento, foi nomeado capitão-mor do Município de Jardim, Pedro Tavares Muniz. No ano de 1933, o município dividiu-se em dois distritos: Jardim e Macapá(atual Jatí). Desmembrado por força da Lei nº 1153, de 22 de novembro de 1951, foi criado um novo distrito denominado até hoje de Jardim-Mirim. No dia 24 de abril de 1916, foi realizada a fundação do Colégio 24 de Abril, pelo Juiz de Direito, Dr. Francisco de Lima Botelho. O Colégio funcionou ininterruptamente até meados de 1923, marcou o período áureo de Jardim. Em 16 de fevereiro de 1937, o município foi dotado de iluminação elétrica, por iniciativa do Prefeito Francisco Ancilon de Alencar Barros.
Encontra-se a uma latitude 07º34′57" sul e a uma longitude 39º17′53" oeste, estando a uma altitude de 652m (680 ou 620 ocupando o 10º lugar entre as demais cidades cearenses). A cidade está localizada no sul do Ceará, na microrregião do Cariri, distante cerca de 542,4 (536)Km da capital Fortaleza. Sua área é de 500,9 ( 457,034 ) Km2. Seus limites são: ao Norte com o município de Barbalha - CE, ao Sul com o estado de Pernambuco, ao Leste com Porteiras - CE, Jati - CE e Penaforte - CE e ao Oeste também com o estado de Pernambuco, cidade de Serrita - PE e Moreilândia - PE. Possui relevo formado por um planalto, representado pela Chapada do Araripe e por algumas serras entre as quais destacam-se Serra do Cruzeiro, Boca da Mata, Boa Vista e Serra do Portal. O ponto que mais chama atenção é o talhado do cruzeiro com 1100m de altitude. Sua vegetação é marcada pela presença da Floresta Nacional do Araripe, que cobre grande parte do município. O clima é caracterizado por temperaturas amenas que variam de 19 a 28°C. A temperatura especialmente nos meses de junho-julho pode descer a 15°C, exigindo que a população vista agasalhos apropriados.
História da cidade de Jardim Ceará - CE
Há indícios de que as terras onde se encontra o atual Município de Jardim foram habitadas, primitivamente, por índios da nação Cariri, encontrados em todo o vale desse mesmo nome.
Segundo uns, o primeiro homem civilizado a estabelecer-se na região foi um português de nome Jacinto, que teria emigrado da Bahia para escapar à seca que assolava aquele Estado. Outros afirmam que a povoação começou realmente com o padre baiano João Bandeira, que, tangido também pela seca, estabeleceu-se em 1792, com alguns escravos, na barra do rio que passou a ser conhecido como rio Jardim., por banhar um vale fértil que o padre teria chamado de "rico jardim", tal a impressão que lhe causara. Uma casa, uma capela e plantações foram ali feitas então, atraindo, juntamente com a fertilidade do vale, fugitivos das secas das regiões vizinhas. Assim se formou o povoado de Barra do Jardim, denominação modificada depois para Santo Antônio do Jardim, e, finalmente, para Jardim.
Verificaram-se na comuna acontecimentos relacionados com as Revoluções Pernambucanas de 1817 e 1824 e o movimento pela volta de D. Pedro I ao trono do Brasil. Com intenso apoio popular. o Município reconheceu o governo provisório instituído pelos revolucionários, tendo sido hasteada então na Câmara Municipal a bandeira republicana.
Origem do topnimo: O nome Jardim é oriundo do rio de mesmo nome, formado exatamente pelo encontro de dois pequenos rios, o Cravatáe o Barra da Mata.
Gentílico: jardinense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Santo Antônio do Jardim, por provisãode 11-10-1814 e por ato provincial de 18-03-1842..
Elevado à categoria de vila com a denominação de Santo Antônio do Jardim, por alvará Régia de 30-08-1814, desmembrado de Crato. Sede na povoação de Barra do Jardim. Instalado em 03-011816.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Jardim, pela provincial nº 1829, de 03-091879.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.
Pelo ato estadual de 12-09-1913, é criado o distrito de Macapá e anexado ao município de Jardim.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Jardim e Macapá.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pela decreto-lei estadual nº 1114, de 30-12-1943, o distrito de Macapá passou a denominar-se Jati.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950 o município é constituído de 2 distritos: Jardim e Jati ex-Macapá.
Pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, desmembra do município de Jardim o distrito de Jati. Elevado à categoria de município. Sob o mesmo decreto é criado o distrito de Jardimirim e anexado ao município de Jardim.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o município é constituído de 2 distritos: Jardim e Jardimirim.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-160.
Pela lei estadual nº 6818, de 04-12-1963, desmembra do município de Jardim o distrito de Jardimirim. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 o município é constituído do distrito sede.
Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, o município de Jardim adquiriu extinto município de Jardimirim, como simples distrito.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968 o município é constituído de 2 distritos: Jardim e Jardimirim.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1979.
Pela lei municipal nº 111, de 27-05-1991, o distrito de Corrente e anexado ao município de Jardim.
Em divisão territorial datada de 1-VI-1968 o município é constituído de 3 distritos: Jardim, Jardimirim e Corrente.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alteração toponímica municipal
Santo Antônio do Jardim para simplesmente Jardim alterado, pela lei provincial nº 1829, de 03-091879.
Fonte: IBGE



Criação do Povoado de Jardim, Ceará

localização do município de Jardim, no estado do Ceará

Até fins do século XVIII, era a ainda vila do Jardim um sítio inteiramente desconhecido. Segregado dos focos de população do Cariri pelo prolongamento da ponta meridional do Araripe, que o separa, por um deserto de cinco léguas, das freguesias de Barbalha e Missão Velha, não tinha participado da emigração que havia povoado estes lugares.


vista panorâmica de jardim
Até 1792, do local em que está hoje a cidade de Jardim, o colono que mais se avizinhava era um pobre lavrador, com casa a meia légua, no sítio Cabeça do Negro; e dos terrenos que foram hoje seu território, eram habitados tão-somente a Serra do Mato, na falda oposta do Araripe, e os sítios de criar, muito longe à margem do ribeiro Jardim, que unido ao Croatá, pode ser considerado a origem do Riacho dos Porcos, e por isso, do Rio Salgado.

cruzeiro marco inicial da cidade
A famosa seca que nesse ano assolou os sertões do rio São Francisco,  determinou uma considerável emigração de retirantes que, necessitados de abrigo, se encaminharam para Jardim, que é o ponto mais contíguo daquele grande rio, onde havia terras férteis para o plantio de cereais e de mandioca, mesmo no rigor da seca.
O primeiro imigrante que veio procurar abrigo em Jardim, perseguido pela calamidade de 1792, foi o padre João Bandeira, homem inquieto e empreendedor, que gostava de empreender longas e perigosas viagens pelos vastos sertões nordestinos, muito afeito às lutas contra a natureza e contra os homens quase bárbaros dessa parte do Brasil, e com reputação de valente, que o fazia respeitado por toda parte.
Igreja matriz de Jardim
Na chegada, sua primeira providência foi promover o plantio de alguns cereais e edificar uma casa de barro. A presença de um sacerdote atraiu para o local muitas outras pessoas que construíram uma capela em frente à casa do padre, no mesmo sítio em que se elevou depois o templo inacabado que virou matriz. Em torno, edificaram mais algumas casinhas para residência de novos moradores; e eis a origem da povoação, hoje Município de Jardim.

praça matriz de Jardim

A presença  de um sacerdote era rara naquelas paragens e o povo sentia a necessidade de se prover de assistência espiritual, portanto, havia um arraial onde houvesse um sacerdote. O padre Bandeira, cansado da vida inativa que levava, passado um tempo, retirou-se como viera, isto é, com sua espada à cinta e acompanhado de um escravo; mas a vila já contava com outro sacerdote, que celebrando missa aos domingos, continuou a entreter a população.

fonte:http://cearaemfotos.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renato Aragão(Didi)

Renato Aragão Nasceu Antônio Renato Aragão em 13 de janeiro de 1935 na cidade de Sobral, Ceará. Filho do escritor sobralense Paulo Ximenes Aragão e Dinorá Lins. O Primário, Ginásio e Colegial foram concluídos em Fortaleza. Formado Oficial do Exército - 2º Tenente de Infantaria - formado pelo CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva ). em 1955 e Advogado pela Universidade Estadual do Ceará em 1961. Ainda estudante de Direito, em 05/09/1958, enquanto voltava de Recife para Fortaleza, Renato era um dos passageiros a bordo do avião Curtiss C-46 Commando, prefixo PP-LDX, do Lóide Aéreo Nacional, que caiu na região do Serrotão, próximo ao Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB). Ele e um amigo sobreviveram ajudando outros sobreviventes até a chegada dos socorristas, que abriram caminho na mata com facões para chegar ao local da queda. Renato e o amigo andaram até uma cidade próxima onde souberam que haviam

O Humor do Ceará

Chico Anysio Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho , em arte CHICO ANYSIO, começou na Rádio Guanabara do Rio de Janeiro, em 1947, exercendo as funções de radio ator, locutor, redator e comentarista esportivo. Permaneceu no Rádio até 1957 quando passou para a televisão . Nos 10 anos de rádio produziu (escrevendo e dirigindo) mais de dois mil programas. Na televisão foi o criador do primeiro programa usando o vídeo - tape, mantendo este programa no ar durante 36 (trinta e seis anos), com o título inicial de “Chico Anysio Show”, mas passando por vários outros títulos: a) Chico Anysio Especial b) Chico City c) Chico em Quadrinhos d) Estados Anysios de Chico City e) Chico Total Todos os títulos tendo o nome Chico.

Dom Hélder Câmara

Dom Hélder Câmara Nasceu Hélder Pessoa Câmara , na cidade de Fortaleza, Brasil, no dia 07 de fevereiro de 1909. A sua família era simples e católica, seus pais tiveram treze filhos e ele era o décimo-primeiro. Sua vocação religiosa despontou na tenra idade, por influência da Escola dos Padres Lazaristas de Fortaleza, também conhecida como o Seminário da Prainha de São José. Aos catorze anos de idade ingressou naquele seminário, onde estudou filosofia e teologia. Foi tão brilhante, que a Santa Sé, autorizou sua ordenação sacerdotal, em 1931. No dia da Assunção de Nossa Senhora, Hélder foi consagrado sacerdote e celebrou sua primeira missa no dia seguinte, com apenas vinte e dois anos de idade. Logo foi nomeado diretor do Departamento de Educação do Estado do Ceará. Cinco anos depois, foi transferido para o Rio de Janeiro, onde morou e trabalhou por vinte e oito anos. Em 1952, o Conselho Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, o eleg