Pular para o conteúdo principal

Bode Ioiô

Bode Ioiô

Bode Ioiô

Popularíssimo por volta de 1920, o bode Ioiô era um mestiço que carregava forte predominância da raça parda alpina, introduzida no Ceará pelos colonizadores. Em l915 foi vendido por um retirante sertanejo para a Rossbach Brazil Company, empresa inglesa instalada na Praia de Iracema.
Diariamente se dirigia à Praça do Ferreira, na época centro cultural da cidade, onde funcionava os principais cafés como o Java, onde nasceu, em 1892, o movimento literário mais importante de nossa terra, a Padaria Espiritual. Dizem que o primeiro contato de Ioiô com os artistas que frequentavam o local pode ter sido feito com Raimundo Cela que de cara simpatizou com o animal. O certo é que, nessas andanças, tornou-se conhecido e querido por todos.
Amigo dos boêmios e escritores de Fortaleza, muitas histórias são contadas sobre o bode que bebia cachaça e tinha preferência pelas moças. Informações sobre ele constam em livros de memorialistas cearenses do porte de Otacílio de Azevedo, Raimundo Girão e Raimundo Menezes. Daí ter sido embalsamado e doado ao Museu Histórico e Antropológico do Ceará em 1931.
Sua história serviu de argumento para o filme "Um bode chamado Ioiô", de Luiz Edgard Cartaxo Arruda, que nunca chegou a ser rodado. No filme, Ioiô ajuda a derrubar a oligarquia da família Aciolly.
Ioiô participou de atos políticos em coretos, praças e saraus literários, comeu a fita inaugural do Cine Moderno, assistiu peça no Theatro José de Alencar, passeou de bonde, perambulou pelas igrejas e até pela Câmara Municipal.
Segundo Raimundo Girão, autor do livro "Geografia da Estética Cearense", o bode Ioiô era um cidadão como outro qualquer.


Fonte:cearacultural.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renato Aragão(Didi)

Renato Aragão Nasceu Antônio Renato Aragão em 13 de janeiro de 1935 na cidade de Sobral, Ceará. Filho do escritor sobralense Paulo Ximenes Aragão e Dinorá Lins. O Primário, Ginásio e Colegial foram concluídos em Fortaleza. Formado Oficial do Exército - 2º Tenente de Infantaria - formado pelo CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva ). em 1955 e Advogado pela Universidade Estadual do Ceará em 1961. Ainda estudante de Direito, em 05/09/1958, enquanto voltava de Recife para Fortaleza, Renato era um dos passageiros a bordo do avião Curtiss C-46 Commando, prefixo PP-LDX, do Lóide Aéreo Nacional, que caiu na região do Serrotão, próximo ao Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB). Ele e um amigo sobreviveram ajudando outros sobreviventes até a chegada dos socorristas, que abriram caminho na mata com facões para chegar ao local da queda. Renato e o amigo andaram até uma cidade próxima onde souberam que haviam

O Humor do Ceará

Chico Anysio Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho , em arte CHICO ANYSIO, começou na Rádio Guanabara do Rio de Janeiro, em 1947, exercendo as funções de radio ator, locutor, redator e comentarista esportivo. Permaneceu no Rádio até 1957 quando passou para a televisão . Nos 10 anos de rádio produziu (escrevendo e dirigindo) mais de dois mil programas. Na televisão foi o criador do primeiro programa usando o vídeo - tape, mantendo este programa no ar durante 36 (trinta e seis anos), com o título inicial de “Chico Anysio Show”, mas passando por vários outros títulos: a) Chico Anysio Especial b) Chico City c) Chico em Quadrinhos d) Estados Anysios de Chico City e) Chico Total Todos os títulos tendo o nome Chico.

Dom Hélder Câmara

Dom Hélder Câmara Nasceu Hélder Pessoa Câmara , na cidade de Fortaleza, Brasil, no dia 07 de fevereiro de 1909. A sua família era simples e católica, seus pais tiveram treze filhos e ele era o décimo-primeiro. Sua vocação religiosa despontou na tenra idade, por influência da Escola dos Padres Lazaristas de Fortaleza, também conhecida como o Seminário da Prainha de São José. Aos catorze anos de idade ingressou naquele seminário, onde estudou filosofia e teologia. Foi tão brilhante, que a Santa Sé, autorizou sua ordenação sacerdotal, em 1931. No dia da Assunção de Nossa Senhora, Hélder foi consagrado sacerdote e celebrou sua primeira missa no dia seguinte, com apenas vinte e dois anos de idade. Logo foi nomeado diretor do Departamento de Educação do Estado do Ceará. Cinco anos depois, foi transferido para o Rio de Janeiro, onde morou e trabalhou por vinte e oito anos. Em 1952, o Conselho Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, o eleg