Pular para o conteúdo principal

Ceará de Oportunidades

Ceará de Oportunidades

O Ceará de Oportunidades promove os fundamentos de sustentação do desenvolvimento econômico em resposta aos desafios da economia estadual. Isto é possível a partir de duas formulações estratégicas: o fomento ao crescimento econômico com desenvolvimento territorial; e a geração e reprodução do emprego, trabalho emancipado, renda e riqueza.
O objetivo é assegurar o desenvolvimento econômico sustentável, inclusivo, solidário e competitivo alcançado nos espaços rurais e urbanos, em sintonia com as identidades territoriais.

Infraestrutura


Aeroportos Regionais
O Governo do Ceará, através do Departamento Estadual de Rodovias (DER), tem a responsabilidade de exploração e operação de 14 aeródromos, conforme convênio assinado com a Secretaria de Aviação civil da Presidência da República (SAC/PR), sendo 8 previstos no Programa de Investimentos em Logística – PIL Aeroportos, do Governo Federal. O valor aprovado do programa para os aeroportos do Ceará é de R$ 363 milhões (1ª FASE).

Gráfico Aeroportos

Energia
Para fortalecer e estimular o setor, o Governo do Ceará criou, em junho de 2015, a Secretaria Adjunta de Energia, Mineração e Telecomunicações, ligada a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra).
A nova Secretaria Adjunta atua exclusivamente na formulação e na implementação de planos estratégicos e políticas públicas ligadas à área. Assim, é possível traçar objetivos, diretrizes e estratégias para garantir a atração de investimentos necessários ao desenvolvimento do setor energético.

Metrô
A Linha Leste do Metrô de Fortaleza terá 13,2 km de extensão, sendo 12,4 km subterrâneos e 0,8 km em superfície, ligando o Bairro Tirol, passando pelo Centro até o Bairro Edson Queiroz. A linha, que está sendo implantada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura do Estado – SEINFRA, será operada como metrô.



As obras foram paralisadas em 2015 devido à desistência da empresa paulista Cetenco, o que exigiu uma reformulação societária do consórcio Cetenco-Acciona, que executava as obras. No momento, a SEINFRA está realizando o replanejamento para a retomada da obra, com novo cronograma e prazos.

Antes do reinício dos trabalhos, o Consórcio ainda deverá elaborar o inventário de cada trecho da obra para que possam ser avaliados os possíveis danos ocorridos durante a paralisação do serviço. Só após a realização desses procedimentos, a Seinfra poderá expedir a ordem de serviço para retomada dos trabalhos.

VLT
Por outro lado, as obras de construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) seguem com cerca de 60% de execução. Os trabalhos foram retomados em julho de 2015, pelo trecho 3, que compreende o percurso entre as estações Iate e Borges de Melo.

Quando concluído, o VLT terá 13,4 quilômetros ligando os bairros Mucuripe e Parangaba. O projeto do Governo do Estado visa a remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, hoje utilizado para transporte de carga, objetivando a utilização do mesmo para transporte de passageiros.

Rodovias
O governador Camilo Santana lançou, em novembro de 2016, o “Ceará de Ponta a Ponta: O Programa de Logística e Estradas do Ceará”. A iniciativa integrará todas as obras de infraestrutura rodoviária do Estado, desde 2015.

Gráfico Estradas

Complexo Industrial e Portuário do Pecém

O Porto do Pecém passa/passou? por uma segunda expansão que o coloca em posição de destaque no cenário internacional. Por estar em uma localização estratégica e oferecer a infraestrutura adequada, o porto desponta como um forte candidato a receber um hub de cargas a nível nacional.

As obras incluem a pavimentação e ampliação do quebra-mar, a construção de mais três berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres.

A expansão inclui ainda uma nova ponte de acesso ao quebra-mar – a fim de permitir o trânsito de caminhões para movimentação de placas –, além da instalação de transportadores de correia para possibilitar a operação nos futuros terminais de granéis sólidos.

Turismo

Em 2015, foi lançado o Plano Ceará Receptivo a fim de consolidar o Estado como destino para famílias que buscam uma atividade turística integrada com aventuras, cultura e gastronomia e negócios. No mesmo ano, o Ceará recebeu 3,3 milhões de turistas, número que é 2,5% maior que o registrado em 2014.

Os altos índices de ocupação hoteleira e a grande movimentação de turistas nas altas estações são reflexo do trabalho desenvolvido pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e pelo trade turístico cearense ao longo do ano.

Empreendedorismo


Central Fácil
A Central Fácil, coordenada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), desenvolvida em parceria com o Sebrae/CE, fornece total apoio a micro e pequenos empresários na abertura e no desenvolvimento de seus negócios. O projeto conta com cinco unidades em funcionamento: três em Fortaleza, uma em Juazeiro do Norte e uma em Sobral.

Unidade Móvel de Empreendedorismo
A Unidade Móvel de Empreendedorismo oferece à população serviços gratuitos de capacitação empresarial, assessoria técnica em gestão de negócios, orientação de crédito e serviços de registro de CNPJ. Em 2016, até o mês de novembro, contabilizou 8.135 atendimentos, 44 empreendedores formalizados e 3.765 empreendedores capacitados. Desde a sua implantação, foram registrados 29.550 atendimentos e mais de 903 empreendedores formalizados, além dos 13.612 empreendedores capacitados.

Empreendedor Juvenil
O Projeto Empreendedor Juvenil beneficia jovens de 18 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, que estejam cursando o ensino fundamental, médio ou que sejam egressos da rede pública de ensino. Os novos empreendedores recebem assistência técnica e gerencial para montagem e gestão de projetos.

Juventude Empreendedora
O Projeto Juventude Empreendedora (JuvEmp) favorece o desenvolvimento dos valores de responsabilidade social e da cultura empreendedora na formação pessoal, social e comunitária dos jovens. O público-alvo é formado por jovens estudantes do 2° ou 3° do ano do ensino médio, de 17 a 29 anos de idade, cuja família está cadastrada no CadÚnico.



fonte:www.ceara.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renato Aragão(Didi)

Renato Aragão Nasceu Antônio Renato Aragão em 13 de janeiro de 1935 na cidade de Sobral, Ceará. Filho do escritor sobralense Paulo Ximenes Aragão e Dinorá Lins. O Primário, Ginásio e Colegial foram concluídos em Fortaleza. Formado Oficial do Exército - 2º Tenente de Infantaria - formado pelo CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva ). em 1955 e Advogado pela Universidade Estadual do Ceará em 1961. Ainda estudante de Direito, em 05/09/1958, enquanto voltava de Recife para Fortaleza, Renato era um dos passageiros a bordo do avião Curtiss C-46 Commando, prefixo PP-LDX, do Lóide Aéreo Nacional, que caiu na região do Serrotão, próximo ao Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB). Ele e um amigo sobreviveram ajudando outros sobreviventes até a chegada dos socorristas, que abriram caminho na mata com facões para chegar ao local da queda. Renato e o amigo andaram até uma cidade próxima onde souberam que haviam

O Humor do Ceará

Chico Anysio Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho , em arte CHICO ANYSIO, começou na Rádio Guanabara do Rio de Janeiro, em 1947, exercendo as funções de radio ator, locutor, redator e comentarista esportivo. Permaneceu no Rádio até 1957 quando passou para a televisão . Nos 10 anos de rádio produziu (escrevendo e dirigindo) mais de dois mil programas. Na televisão foi o criador do primeiro programa usando o vídeo - tape, mantendo este programa no ar durante 36 (trinta e seis anos), com o título inicial de “Chico Anysio Show”, mas passando por vários outros títulos: a) Chico Anysio Especial b) Chico City c) Chico em Quadrinhos d) Estados Anysios de Chico City e) Chico Total Todos os títulos tendo o nome Chico.

Dom Hélder Câmara

Dom Hélder Câmara Nasceu Hélder Pessoa Câmara , na cidade de Fortaleza, Brasil, no dia 07 de fevereiro de 1909. A sua família era simples e católica, seus pais tiveram treze filhos e ele era o décimo-primeiro. Sua vocação religiosa despontou na tenra idade, por influência da Escola dos Padres Lazaristas de Fortaleza, também conhecida como o Seminário da Prainha de São José. Aos catorze anos de idade ingressou naquele seminário, onde estudou filosofia e teologia. Foi tão brilhante, que a Santa Sé, autorizou sua ordenação sacerdotal, em 1931. No dia da Assunção de Nossa Senhora, Hélder foi consagrado sacerdote e celebrou sua primeira missa no dia seguinte, com apenas vinte e dois anos de idade. Logo foi nomeado diretor do Departamento de Educação do Estado do Ceará. Cinco anos depois, foi transferido para o Rio de Janeiro, onde morou e trabalhou por vinte e oito anos. Em 1952, o Conselho Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, o eleg