Pular para o conteúdo principal

Quem é o Governador e Vice-Governadora do Ceará?



Foto oficial do Governador Camilo Santana

 

 Governador

Camilo Santana

Camilo Sobreira de Santana alicerçou sua carreira política a partir de preceitos humanistas e dentro de uma conjuntura política em que a condição sine qua non é o desenvolvimento social. O combate às injustiças e a construção de uma sociedade menos desigual têm sido o eixo central de sua atuação como homem público.
Eleito governador do Ceará em 2014, leva ao comando do seu Estado a proposta do diálogo, da ação compartilhada e firme, com o objetivo do atendimento das demandas sociais e econômicas da população. Casado com Onélia Leite Santana e pai de dois filhos, Pedro e Luisa, é um defensor incansável da Democracia, das liberdades individuais e dos direitos humanos.
Nascido na cidade do Crato, no tradicional Cariri cearense, herdou dos pais, o ex-deputado Eudoro Santana e a assistente social Ermengarda Santana, o olhar solidário e comprometido para as pessoas do campo e da cidade. Em casa, aprendeu que é responsabilidade de todos a busca de uma sociedade humanizada e justa.
Com uma formação voltada para o meio ambiente e a convivência com o semiárido, formou-se engenheiro agrônomo. É mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Iniciou sua vida pública como servidor público federal concursado, tendo ocupado, entre 2003 e 2004, a superintendência adjunta estadual do principal órgão público de meio ambiente do País, o Ibama.
No primeiro Governo Cid Gomes (2007/2010), tornou-se secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado. Implantou importantes projetos que melhoraram as condições de vida dos agricultores, proporcionando linhas de crédito, equipamentos, assistência técnica e seguro contra perdas de safra para milhares de produtores rurais.
Em 2010, foi o deputado estadual mais votado do Ceará. No segundo Governo Cid Gomes, Camilo assumiu a secretaria das Cidades, quando impulsionou, no Ceará, programas de habitação e grandes projetos urbanos e ambientais em várias regiões do Estado, incluindo a Região Metropolitana de Fortaleza.
Desde de janeiro de 2015, está à frente do Governo do Estado do Ceará, onde vem imprimindo sua marca pessoal alicerçada no diálogo, na proximidade com a população e na transparência. O foco de sua gestão são as pessoas e a busca de caminhos que levem o Ceará ao desenvolvimento econômico e social capaz de garantir qualidade de vida aos cearenses.


  

Vice-Governadora

Izolda Cela

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho é Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Tem Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Estudos em Educação
 Infantil pela Universidade Estadual do Ceará. É graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Foi secretária de Educação do Estado do Ceará de 2007 a março de 2014. Na Secretaria da Educação do município de Sobral foi secretária adjunta de 2001 a 2003 e secretária de educação de 2004 a 2006. É vice-governadora eleita do Estado do Ceará para a gestão 2015-2018.
Como vice-governadora do Ceará acredita que a Educação, aliada a outros mecanismo, como assistência social, saúde, cultura e lazer, podem ajudar a minimizar a violência no País. Na gestão atual do Governo do Ceará, Izolda Cela a vice-governadoria é responsável pela coordenação executiva de agendas do Pacto por um Ceará Pacífico, que abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e fortalecimento de uma cultura de paz.

fonte: www.ceara.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renato Aragão(Didi)

Renato Aragão Nasceu Antônio Renato Aragão em 13 de janeiro de 1935 na cidade de Sobral, Ceará. Filho do escritor sobralense Paulo Ximenes Aragão e Dinorá Lins. O Primário, Ginásio e Colegial foram concluídos em Fortaleza. Formado Oficial do Exército - 2º Tenente de Infantaria - formado pelo CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva ). em 1955 e Advogado pela Universidade Estadual do Ceará em 1961. Ainda estudante de Direito, em 05/09/1958, enquanto voltava de Recife para Fortaleza, Renato era um dos passageiros a bordo do avião Curtiss C-46 Commando, prefixo PP-LDX, do Lóide Aéreo Nacional, que caiu na região do Serrotão, próximo ao Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB). Ele e um amigo sobreviveram ajudando outros sobreviventes até a chegada dos socorristas, que abriram caminho na mata com facões para chegar ao local da queda. Renato e o amigo andaram até uma cidade próxima onde souberam que haviam

O Humor do Ceará

Chico Anysio Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho , em arte CHICO ANYSIO, começou na Rádio Guanabara do Rio de Janeiro, em 1947, exercendo as funções de radio ator, locutor, redator e comentarista esportivo. Permaneceu no Rádio até 1957 quando passou para a televisão . Nos 10 anos de rádio produziu (escrevendo e dirigindo) mais de dois mil programas. Na televisão foi o criador do primeiro programa usando o vídeo - tape, mantendo este programa no ar durante 36 (trinta e seis anos), com o título inicial de “Chico Anysio Show”, mas passando por vários outros títulos: a) Chico Anysio Especial b) Chico City c) Chico em Quadrinhos d) Estados Anysios de Chico City e) Chico Total Todos os títulos tendo o nome Chico.

Dom Hélder Câmara

Dom Hélder Câmara Nasceu Hélder Pessoa Câmara , na cidade de Fortaleza, Brasil, no dia 07 de fevereiro de 1909. A sua família era simples e católica, seus pais tiveram treze filhos e ele era o décimo-primeiro. Sua vocação religiosa despontou na tenra idade, por influência da Escola dos Padres Lazaristas de Fortaleza, também conhecida como o Seminário da Prainha de São José. Aos catorze anos de idade ingressou naquele seminário, onde estudou filosofia e teologia. Foi tão brilhante, que a Santa Sé, autorizou sua ordenação sacerdotal, em 1931. No dia da Assunção de Nossa Senhora, Hélder foi consagrado sacerdote e celebrou sua primeira missa no dia seguinte, com apenas vinte e dois anos de idade. Logo foi nomeado diretor do Departamento de Educação do Estado do Ceará. Cinco anos depois, foi transferido para o Rio de Janeiro, onde morou e trabalhou por vinte e oito anos. Em 1952, o Conselho Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, o eleg