Pular para o conteúdo principal

A Cultura na Região do Cariri

Foto: Helio Filho
A região do cariri apresenta uma cultura muito rica e diversificada, desde a sua culinária, danças típicas, artesanato em madeira, argila, palha, couro, etc.
Em Juazeiro do Norte, por incentivo do padre Cícero, seu fundador e padrinho, muitas oficinas de ouro, flandes*, palha, madeira, couro, barro, etc, surgiram, pois o padrinho dizia aos seus afilhados que “Em cada casa uma oficina, em cada quintal um oratório.” E seus afilhados seguiam fielmente seus conselhos. Com as orientações do padrinho, o pequeno povoado ia se desenvolvendo e criando corpo, com raízes no trabalho e na oração. Daí ia surgindo o artesanato no meio do seu povo, e o seu sustento como o de suas famílias  se fortaleciam.
  
O uso da palha se fortaleceu em virtude do sol escaldante da região, na confecção de chapéus que serviam de proteção contra os raios solares incidentes . As oficinas de ourives trabalhavam o metal, dando forma e beleza as jóias que os artífices confeccionavam e vendiam. O couro era usado na confecção de chapéus e arreios para os animais, que transportavam pessoas e cargas na época, devido a ausência de transporte motorizado. 
O flandre transformava-se em cadeeiros nas mãos dos seus artesãos e serviam para iluminar as noites escuras e desprovidas da energia elétrica, daquele pedaço de chão. O barro ou a argila, eram usados na produção de potes, panelas e utensilio diversos para o uso doméstico e também comercializados, para suprir as necessidades das famílias do então povoado, Tabuleiro Grande, que mais tarde, em 1911 se emanciparia da Cidade do Crato, sob o comando do Padre Cícero, que  se transformaria no seu primeiro prefeito, passando a se chamar Juazeiro do Norte.
A madeira era utilizada para a produção de imagens sacras e móveis  domésticos, que os marceneiros talhavam com habilidade e carinho. Juazeiro crescia e se desenvolvia sob olhar e o carinho do seu fundador, o amor pelo seu povo sofrido, dava força para que eles resistissem aos desafios  impostos pelo tempo, pelas dificuldades que iam surgindo no decorrer dos anos.

Com o desenvolvimento da cidade, também a cultura crescia, vinham os cânticos, as danças populares, a culinária típica da região, comidas caseiras feitas à base do milho, arroz, feijão, mandioca. O incentivo ao cultivo das ervas medicinais, que tinham o poder de cura das diversas doenças que se  alastravam na época, ensinadas pelo santo padrinho do sertão.   

fonte:http://www.turismonocariri.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renato Aragão(Didi)

Renato Aragão Nasceu Antônio Renato Aragão em 13 de janeiro de 1935 na cidade de Sobral, Ceará. Filho do escritor sobralense Paulo Ximenes Aragão e Dinorá Lins. O Primário, Ginásio e Colegial foram concluídos em Fortaleza. Formado Oficial do Exército - 2º Tenente de Infantaria - formado pelo CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva ). em 1955 e Advogado pela Universidade Estadual do Ceará em 1961. Ainda estudante de Direito, em 05/09/1958, enquanto voltava de Recife para Fortaleza, Renato era um dos passageiros a bordo do avião Curtiss C-46 Commando, prefixo PP-LDX, do Lóide Aéreo Nacional, que caiu na região do Serrotão, próximo ao Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB). Ele e um amigo sobreviveram ajudando outros sobreviventes até a chegada dos socorristas, que abriram caminho na mata com facões para chegar ao local da queda. Renato e o amigo andaram até uma cidade próxima onde souberam que haviam...

HISTÓRIA DE BARBALHA-CE

  Barbalha -CE   Barbalha está localizada na Região do Cariri, Mesorregião do Sul Cearense, a 553 quilômetros da capital Fortaleza. Tem como padroeiro Santo Antônio, o casamenteiro, e apresenta vários prédios e locais históricos, preservando nuances coloniais. Junto com as cidades de Crato e Juazeiro do Norte, compõe o triângulo Crajubar na região do vale do Cariri. O topônimo Barbalha é alusivo ao nome de uma moradora de um sítio da região cuja casa servia de albergue para tropeiros de gado que traziam rebanhos de Pernambuco para passarem os períodos de estiagem na região da Chapada do Araripe. Por ser proprietária do principal ponto de apoio e hospedagem da região, tornou-se bastante conhecida por sua hospitalidade, o que contribuiu para que a localidade herdasse seu nome. A denominação original da cidade era Freguesia do Santo Antônio de Barbalha. Em 1838 adotou-se o nome Barbalha. As t...

HISTÓRIA DE CRATO-CE

 Historia de Crato-CE   Antes de seu descobrimento, ocorrido nas últimas décadas do século XVII, a região era habitada pelos belicosos índios cariris, descendentes remotos dos primeiros imigrantes protomalaios chegados às costas americanas do Pacífico, e que se estabeleceram no sul do Ceará no século IX ou X. A partir de 1714, o futuro município começou a receber colonizadores vindos da Bahia, de Sergipe e Pernambuco, atraídos pela paisagem e fertilidade do solo, “em cujos sesmos se instalaram por acostamento ou compra”. A vida pastoril dominou a região até o ano de 1750, época em que tiveram início as instalações dos primeiros engenhos, vindos de Pernambuco. Data daí o desenvolvimento industrial da cana-de-açúcar, criadora da aristocracia rural do Cariri. Formação Administrat...