Pular para o conteúdo principal

Cariri: Governo do Ceará entrega ciclovia que une os municípios de Crato, Juazeiro e Barbalha

Com extensão de 17 quilômetros, o corredor é o maior do interior do Ceará. O equipamento vai beneficiar cerca de 457 mil caririenses
O governador do Ceará, Camilo Santana, participou, neste sábado (19), do percurso de inauguração da ciclovia Crajubar, que liga os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, no Cariri. Junto a centenas de moradores da região, o chefe do Executivo pedalou os cerca de 17 km do equipamento que une as três cidades. A extensão da ciclovia é a maior do interior do Ceará e a segunda maior do Estado, ficando atrás somente de equipamentos de Fortaleza.
“Já existia a ciclofaixa (no mesmo trecho) aos domingos. Ela vai continuar. A ciclovia é mais um espaço de mobilidade para a população do Cariri”, argumentou Camilo Santana. “É um equipamento para crianças, jovens, idosos; para todas as idades. A população vai poder pedalar com mais segurança”, continuou.
A ciclovia possui faixas nos dois sentidos: são sete quilômetros ao longo da Avenida Padre Cícero (Crato – Juazeiro) e dez quilômetros pela avenida Leão Sampaio (Juazeiro – Barbalha). O corredor, reivindicação de mais de 14 movimentos de ciclistas da região, teve investimento da ordem de R$ 3 milhões e vai beneficiar mais de 457 mil caririenses.
O governador enfatiza, ainda, que a ciclovia não é somente para lazer. “Trabalhadores que quiserem se deslocar para outras cidades poderão, agora, utilizar as bicicletas. E vai servir de estímulo para (a prática de) atividade saudável”, disse.
Para o titular da Secretaria das Cidades, pasta responsável pela obra, Jesualdo Farias, a ciclovia representa modernidade, “no ponto de vista de uma melhor mobilidade urbana”. “Temos percebido que tem se intensificado o uso da bicicleta como veículo para o cotidiano e para o uso esportivo. E este empreendimento vem atender a essas duas vertentes”, concluiu.

Pedalando com frequência há mais de um ano, a agente administrativa Nágila Sampaio, 38, afirmou que o equipamento é “uma das melhores obras para a região, principalmente para os esportistas”. “Com a ciclovia, ficou perfeito. Rapidinho a gente chega no Crato, em Barbalha”, enfatizou Nágila, que pedala às quartas-feiras na companhia de cerca de outros 40 ciclistas.
O agente de endemias Adrião Carvalho, de 50 anos, participa de um dos movimentos que reivindicaram o corredor para ciclistas. Utilizando a ciclovia na inauguração, ele conta que o equipamento “foi um investimento correto para a região”. “Foi uma luta, a gente pedindo, reivindicando. O Governo do Ceará realmente viu essa necessidade”, sorriu o juazeirense. “Além de melhorar a saúde, podemos andar com segurança”, acrescentou.
No fim do percurso, o governandor Camilo Santana sorteou sete bicicletas para os moradores da região. Armando Silva, de 20 anos, foi um dos ganhadores. Estudante de uma unidade de Ensino para Jovens e Adultos, em Juazeiro do Norte, ele não conteve as lágrimas ao receber o equipamento. “Eu pedia uma bicicleta emprestada para fazer as trilhas, junto com outros ciclistas. Estou com muita alegria”, emocionou-se.
Participaram do momento de entrega, também, os prefeitos Arnon Bezerra (Juazeiro) e José Ailton Brasil (Crato).

fonte:http://www.ceara.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renato Aragão(Didi)

Renato Aragão Nasceu Antônio Renato Aragão em 13 de janeiro de 1935 na cidade de Sobral, Ceará. Filho do escritor sobralense Paulo Ximenes Aragão e Dinorá Lins. O Primário, Ginásio e Colegial foram concluídos em Fortaleza. Formado Oficial do Exército - 2º Tenente de Infantaria - formado pelo CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva ). em 1955 e Advogado pela Universidade Estadual do Ceará em 1961. Ainda estudante de Direito, em 05/09/1958, enquanto voltava de Recife para Fortaleza, Renato era um dos passageiros a bordo do avião Curtiss C-46 Commando, prefixo PP-LDX, do Lóide Aéreo Nacional, que caiu na região do Serrotão, próximo ao Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB). Ele e um amigo sobreviveram ajudando outros sobreviventes até a chegada dos socorristas, que abriram caminho na mata com facões para chegar ao local da queda. Renato e o amigo andaram até uma cidade próxima onde souberam que haviam...

HISTÓRIA DE BARBALHA-CE

  Barbalha -CE   Barbalha está localizada na Região do Cariri, Mesorregião do Sul Cearense, a 553 quilômetros da capital Fortaleza. Tem como padroeiro Santo Antônio, o casamenteiro, e apresenta vários prédios e locais históricos, preservando nuances coloniais. Junto com as cidades de Crato e Juazeiro do Norte, compõe o triângulo Crajubar na região do vale do Cariri. O topônimo Barbalha é alusivo ao nome de uma moradora de um sítio da região cuja casa servia de albergue para tropeiros de gado que traziam rebanhos de Pernambuco para passarem os períodos de estiagem na região da Chapada do Araripe. Por ser proprietária do principal ponto de apoio e hospedagem da região, tornou-se bastante conhecida por sua hospitalidade, o que contribuiu para que a localidade herdasse seu nome. A denominação original da cidade era Freguesia do Santo Antônio de Barbalha. Em 1838 adotou-se o nome Barbalha. As t...

HISTÓRIA DE CRATO-CE

 Historia de Crato-CE   Antes de seu descobrimento, ocorrido nas últimas décadas do século XVII, a região era habitada pelos belicosos índios cariris, descendentes remotos dos primeiros imigrantes protomalaios chegados às costas americanas do Pacífico, e que se estabeleceram no sul do Ceará no século IX ou X. A partir de 1714, o futuro município começou a receber colonizadores vindos da Bahia, de Sergipe e Pernambuco, atraídos pela paisagem e fertilidade do solo, “em cujos sesmos se instalaram por acostamento ou compra”. A vida pastoril dominou a região até o ano de 1750, época em que tiveram início as instalações dos primeiros engenhos, vindos de Pernambuco. Data daí o desenvolvimento industrial da cana-de-açúcar, criadora da aristocracia rural do Cariri. Formação Administrat...