Pular para o conteúdo principal

Di Freitas o Alumioso

Di Freitas é um cearense que saiu da capital para morar no interior, precisamente na cidade de Juazeiro do Norte. Em uma visita a Juazeiro o Freitas se apaixonou pela cultura da região como reisados,lapinhas e bandas cabaçais. Desde então se dedicou a fortalecer esses artistas e a sonoridade regional com o instrumento que o segue desde sua vinda, que é a rabeca.

 Em 2002, ele começou a ministrar oficinas de construção de rabecas para crianças do bairro Pirajá na instituição LAFA. E assim teve a primeira formação da Orquestra de Rabecas Cego Oliveira, nome dado por homenagem ao ilustre rabequeiro.

José Oliveira foi um compositor,instrumentistas,tocador de rabecas e cantor.Nasceu cego e em 1929 teve o primeiro contato com a rabeca, ao receber de um tio um desses instrumentos. Aprendeu a tocar por conta própria. Aprendeu a decorar os versos das cantorias com a ajuda de um irmão que lia para ele os versos dos romances.


A antiga Orquestra de Rabecas Cego Oliveira, que hoje segue como Orquestra Armorial do Cariri, passou por uma ampliação no ano de 2004 com um curso de rabecas,pífanos e percussão ministrado pelo Di Freitas e outros músicos da região e com o apoio do SESC de Juazeiro e Centro Cultural Dragão do Mar de Fortaleza.
Com o repertório voltado para a cultura local e resgatando a importância dos mestres da cultura, a orquestra já se apresentou várias vezes em Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, cidades da paraíba, toda região do cariri e alguns dos componentes já tiveram o prazer de viajar a França, Turquia, Hungria, Chile e outros países mostrando a musicalidade nordestina mundo a fora.
Em 2013 o Di Freitas lançou seu primeiro disco gravado em São Paulo com direção musical do pianista Lincoln Antônio, neste CD o compositor e instrumentista cearense Di Freitas toca violão, violoncelo, rabeca e outros instrumentos que criou a partir de um trabalho de pesquisa e experimentação musical com materiais alternativos desenvolvidos há anos na cidade de Juazeiro do Norte (CE). O disco conta com catorze faixas: doze composições de Di Freitas e as versões para as músicas Vaca Estrela e Boi Fubá, de Patativa do Assaré; e Juazeiro, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. O CD também conta com os músicos Éder “O” Rocha (percussão), Filpo Ribeiro (viola e rabecas) e Ari Colares (percussão), e a participação especial da cantora Juliana Amaral.

  to: Michele Mifano show no SESC Ipiranga SP.

fonte:sobreocariri.wordpress.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Renato Aragão(Didi)

Renato Aragão Nasceu Antônio Renato Aragão em 13 de janeiro de 1935 na cidade de Sobral, Ceará. Filho do escritor sobralense Paulo Ximenes Aragão e Dinorá Lins. O Primário, Ginásio e Colegial foram concluídos em Fortaleza. Formado Oficial do Exército - 2º Tenente de Infantaria - formado pelo CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva ). em 1955 e Advogado pela Universidade Estadual do Ceará em 1961. Ainda estudante de Direito, em 05/09/1958, enquanto voltava de Recife para Fortaleza, Renato era um dos passageiros a bordo do avião Curtiss C-46 Commando, prefixo PP-LDX, do Lóide Aéreo Nacional, que caiu na região do Serrotão, próximo ao Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande (PB). Ele e um amigo sobreviveram ajudando outros sobreviventes até a chegada dos socorristas, que abriram caminho na mata com facões para chegar ao local da queda. Renato e o amigo andaram até uma cidade próxima onde souberam que haviam...

HISTÓRIA DE BARBALHA-CE

  Barbalha -CE   Barbalha está localizada na Região do Cariri, Mesorregião do Sul Cearense, a 553 quilômetros da capital Fortaleza. Tem como padroeiro Santo Antônio, o casamenteiro, e apresenta vários prédios e locais históricos, preservando nuances coloniais. Junto com as cidades de Crato e Juazeiro do Norte, compõe o triângulo Crajubar na região do vale do Cariri. O topônimo Barbalha é alusivo ao nome de uma moradora de um sítio da região cuja casa servia de albergue para tropeiros de gado que traziam rebanhos de Pernambuco para passarem os períodos de estiagem na região da Chapada do Araripe. Por ser proprietária do principal ponto de apoio e hospedagem da região, tornou-se bastante conhecida por sua hospitalidade, o que contribuiu para que a localidade herdasse seu nome. A denominação original da cidade era Freguesia do Santo Antônio de Barbalha. Em 1838 adotou-se o nome Barbalha. As t...

HISTÓRIA DE CRATO-CE

 Historia de Crato-CE   Antes de seu descobrimento, ocorrido nas últimas décadas do século XVII, a região era habitada pelos belicosos índios cariris, descendentes remotos dos primeiros imigrantes protomalaios chegados às costas americanas do Pacífico, e que se estabeleceram no sul do Ceará no século IX ou X. A partir de 1714, o futuro município começou a receber colonizadores vindos da Bahia, de Sergipe e Pernambuco, atraídos pela paisagem e fertilidade do solo, “em cujos sesmos se instalaram por acostamento ou compra”. A vida pastoril dominou a região até o ano de 1750, época em que tiveram início as instalações dos primeiros engenhos, vindos de Pernambuco. Data daí o desenvolvimento industrial da cana-de-açúcar, criadora da aristocracia rural do Cariri. Formação Administrat...