Soldadinho-do-araripe é ave símbolo de conservação no Ceará (Foto: Fabrício Corsi Arias/ Vc no TG)
Soldadinho-do-araripe tem beleza rara e está em situação de perigo
Ave ocorre em áreas restritas do Ceará, como no município de Barbalha, Crato e Missão. Macho chama atenção pelo contraste da plumagem.
O soldadinho-do-araripe (Antiolphia bokermanni) é uma das aves mais ameaçadas do Planeta. Entrou para a Lista Vermelha brasileira em 2003 e foi considerado “criticamente em perigo”. No ano posterior, o passarinho assumiu o mesmo status na lista mundial da União Internacional para a Conservação da Natureza e BirdLife International.Em junho 2009, o soldadinho-do-araripe foi considerado a ave-símbolo de conservação em uma festa tradicional do município de Barbalha, no Ceará. A espécie vive em um território restrito na Chapada do Araripe e nos municípios cearenses de Barbalha, Crato e Missão.
A espécie mede cerca de 15 centímetros e pertence à família Pipridae. Destaca-se pelo contraste de plumagem: dorso e peito são esbranquiçados, as pontas das asas são pretas e o topete na cabeça é vermelho.
Alimenta-se de frutos e artrópodes. Vive em matas úmidas, de encosta, com nascentes e cursos d’água.
Como pertence à família dos tangarás e dos uirapurus, o soldadinho-do-araripe tem como característica comum a essas aves realizar uma dança nupcial para atrair a parceira. Nesses cortejos, machos exibem as penas coloridas, saltam e às vezes fazem acrobacias para chamar a atenção da fêmea, que se distingue pela plumagem mais apagada em tons verde-oliva.
O macho é fiel à parceira e permanece com ela durante todo o período reprodutivo. Geralmente são postos dois ovos. Os filhotes nascem depois de três semanas de incubação e levam o mesmo tempo para aprender a voar e sair do ninho.
fonte:G1

Comentários
Postar um comentário